Como e Quando Criar Rotina para o Bebê

Como e Quando Criar Rotina para o Bebê?

Assim como os adultos, os nenéns também precisam de uma rotina logo após o nascimento. Muitas mães sentem dúvidas sobre quando criar rotina para o bebê ou se devem fazê-la, mas isso irá facilitar tanto para você quanto para o seu filho!

Ter horários certos durante o dia fará com que você possa fazer as suas atividades com mais calma e frequência, sem estar 100% do tempo só disponível para o bebê. O autocuidado na maternidade é tão importante quanto.

Quando criar rotina para o bebê?

 

Pediatras e especialistas apontam que a rotina é um hábito saudável para o desenvolvimento infantil, e fazê-la desde cedo faz com que o bebê cresça de maneira mais produtiva.

É normal que, no início, toda vez que a criança chora, por exemplo, os responsáveis fiquem desesperados, principalmente os pais de primeira viagem. Afinal, ainda não entendem se ela está com sono, fome, cólicas ou o que estão sentindo, e assim, dar de mamar pode acabar sendo quase sempre a primeira opção, o que criará um costume não benéfico para ambos.

Por isso, ter horários definidos para realizar cada tarefa, como mamar, dormir ou brincar a partir dos três meses de idade é muito importante, pois o bebê se adapta mais rápido e facilmente à rotina imposta.

Como criar rotina aos bebês?

 

Compreendido a importância e quando criar rotina para o bebê, dicas de como introduzir alguns hábitos e horários podem facilitar para fazê-lo da maneira mais simples e tranquila possível, tanto para você quanto para ele. Veja abaixo:

1. Dê de mamar nas horas certas

 

Quando os bebês choram, muitas vezes, a primeira atitude dos pais é alimentá-lo, mas dar de mamar em horários não regrados é um dos piores erros. Além disso, depois fica difícil se livrar desse hábito.

O ideal é que, durante o dia, o bebê mame em intervalos de duas a quatro horas. Tenha em mente que, nem todas as vezes que o seu filho chorar, será de fome!

2. Estruture a rotina de acordo com a sua

 

Quando criar a rotina para o bebê, faça de acordo com a qual você tem em casa, pois também facilitará para ele se adequar ao ritmo da família.

Obviamente, os recém-nascidos não sentem fome ou sono apenas nos horários que os pais sentem. Mas, realizar algumas atividades como conversas, tocar músicas ou distraí-lo com brinquedos em momentos que você também tem disponibilidade, conciliam os seus afazeres com os dele.

Dessa forma, a criança irá se acostumar desde cedo e você não precisa deixar sempre os seus afazeres para atividades desse tipo.

3. Tenha horários definidos para a maioria das atividades

 

Priorizar os momentos adequados para fazer o que é preciso também acostuma o bebê na rotina. Dê banhos, passeios e estímulos, como brincadeiras, nos horários definidos como os melhores para você.

4. Crie uma rotina do sono

 

Horários e uma rotina de sono também devem ser mantidos para o bebê entender quando está na hora de ir para a cama. Faça com ele as mesmas atitudes todos os dias antes de deitar, como massagens, histórias, músicas relaxantes ou um ambiente à meia luz. Crie um clima de sua preferência.

Mas no início, é comum que muitas dúvidas de como começar ou se está fazendo certo e outras questões podem surgir nesse caminho. Por isso, as consultorias para rotinas com o bebê são ótimas alternativas aos pais.

Se você sente dificuldades nessa tarefa, tenha o acompanhamento de um especialista na área para criar uma rotina de sono personalizada ao seu filho e garanta que ele tenha um desenvolvimento saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 − 1 =

Precisa de ajuda?