A importância de estabelecer uma rotina de sono para o bebê.


Ele ainda não possui uma noção exata de dia e noite, mas quanto mais cedo você acostumá-lo com essa ideia, melhor.

A chegada de um novo membro à família, sem dúvidas, acaba bagunçando o horário de todo mundo. Você precisará se acostumar com que terá que acordar esporadicamente durante a noite para alimentá-lo, trocar as fraldas, massagear a barriga dele, quando estiver com cólicas… Enfim, são muitas novidades.

Ironicamente, enquanto a sua rotina é levemente alterada, a do bebê deve ser organizada.

O que nos faz pensar: afinal, existe um horário específico para colocar o bebê para dormir?

“Não existe hora ideal. É recomendado entre 19h e 21h (dependendo da idade do bebê) para aproveitar a produção de melatonina e facilitar o adormecer.
O horário certo de colocar o bebê para o sono noturno vai também depender do horário que ele acordou da última soneca.”, Talita Neves consultora do sono do Baby Concierge.

Melatonina, um importante hormônio que atua na indução do sono, acontece principalmente a partir das 19h, com produção máxima nas primeiras horas de cochilo.

Outra consequência positiva de uma rotina bem estabelecida é que a criança se torna mais equilibrada e disciplinada até mesmo com outras tarefas do seu dia a dia, como a hora de comer, de ir para a escolinha, etc.

Com o passar do tempo, o bebê vai se acostumando e acordará menos vezes durante a noite, trazendo de volta as suas longas noites de sono sem interrupções.

É importante reforçar que cada faixa etária possui as suas particularidades com relação à rotina, então a melhor opção é consultar um profissional para entender cada uma delas.

Como criar uma rotina de sono para o meu filho?

Primeiro, tente criar uma espécie de ritual. Faça algo que o bebê goste todas as noites, como cantar uma música ou contar uma história. Isso fará com que a criança associe o momento agradável com a hora de dormir.

É interessante também colocar o seu filho para dormir sempre no mesmo lugar, evitando que em um dia ele durma na sala, outro na cama dos pais, outro na caminha dele. Isso pode gerar estranhamento caso ele acorde durante a noite, abrindo uma brecha para choros.

Por último, tente evitar cochilos em excesso durante a manhã ou tarde, já que isso impacta diretamente o sono durante a noite. Siga as orientações do profissional para uma boa rotina de sono em todos os horários.

Você gostou desse conteúdo? Ele te ajudou ou pode ajudar alguma família? Compartilhe o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?