Alimentos na Amamentação

Alimentos na Amamentação

Nessa semana, entramos a fundo em um assunto muito importante para a saúde das mulheres e dos seus pequenos (as). Vamos falar sobre como devem ser os alimentos na amamentação, ou seja, no período da lactação.

Com o respaldo da nossa nutricionista parceira Duda Guaraná, entenderemos quão importante é a boa alimentação durante esse período, quais alimentos que devem ser evitados e/ou consumidos com moderação e quais os sinais que devemos sempre ficar alertas.

 Vocês também pode ver o conteúdo do texto de Duda Guaraná em forma de vídeo abaixo.

 

Quem fala sobre o tema Alimentos na Amamentação é Duda Guaraná!

A nutricionista Maria Eduarda Guaraná atua há 21 anos atendendo com foco em gestantes, mulheres pós-parto e esportistas, em consultório e on-line.

Para a profissional, uma boa alimentação no período gestacional e os bons alimentos na amamentação são determinantes para a saúde das mamães e dos bebês!

 

Afinal, quão importante são os alimentos na amamentação?

Para tranquilizar as mamães e suas famílias, Duda explica que uma gestante que teve uma boa alimentação durante os 9 meses do bebê ainda na barriga, não terá muita preocupação e nem problemas durante o período de lactação.

De acordo com a nutri, um ponto muito importante é que o consumo calórico com os alimentos na amamentação deve aumentar aproximadamente 500 calorias durante esse período. Sendo, é claro, de boa procedência. Ou seja, de alimentos ricos em nutrientes, em vitaminas e principalmente as fibras. Em outras palavras, uma dieta bem balanceada. 🙂

 

Álcool e Café entram nos Alimentos na Amamentação?

A nutri reforça que o álcool não deve entrar nesse momento de lactação, até porque passa através do leite parra o bebê. Um outro ponto importante é moderação na cafeína, incluindo todos os refrigerantes a base de cola e chocolate, por exemplo.

Ela orienta que no caso do café (as vezes inevitável, rs!), devemos sempre dar preferência ao passado e não o expresso. Isso se deve à quantidade de cafeína por xicara no expresso, que no passado normalmente é de melhor procedência. Além disso, o consumo do alumínio acaba sendo inevitável também ao esquentarmos a capsula do café expresso.

 

Mais algum alimento, doutora?

Cientificamente falando nenhum alimento é absolutamente abolido durante a lactação. A nutri nos explica que devemos sempre observar o bebê e ver como ele se comporta com relação ao uso de alguns alimentos na amamentação.

Ou seja, se você comeu uma pimenta, por exemplo, deve observar durante as próximas 48hs como fica o seu bebê. Exemplo: mais irritadiço, com mais cólica etc.

Isso também serve para alimentos crus, como repolho. Além disso, o famoso feijãozinho brasileiro, que é irresistível, não é mesmo? Porém, se você realmente nota que gera um desconforto, pode ser aconselhado ingerir apenas o caldinho, por exemplo. E isso também vale para todas as leguminosas (ex: ervilha, lentilha, grão de bico, feijão fradinho, etc).

 

Conclusões da Nutri Duda 

Segundo nossa especialista, o mais importante realmente é você observar o seu bebê de acordo com o que você come. Para aí sim, caso seja necessário, pensar em entrar com alguma intervenção alimentar e rever os alimentos na amamentação.

Se o seu bebê não tem cólica, não possui nada relacionado à prisão de ventre, intestino solto, sangue nas fezes ou alguma intolerância ou alergia alimentar, fique tranquila!

No fim das contas, uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, com boa hidratação (para produção efetiva desse leite) e o descanso são os pontos mais importantes para esse momento tão crucial!

 

Mais dicas preciosas de especialistas Baby Concierge!

Gostou do tema acima sobre alimentos na amamentação? Pois também indicamos o conteúdo da semana passada, produzido pelo Dr. Luciano e publicado em nosso blog com o título “Acompanhe o desenvolvimento da linguagem do seu filho”.

Durante a leitura, vocês poderão aprender mais sobre um tema que é fundamental para o melhor entendimento da evolução dos nossos filhos (as)! Trata-se do desenvolvimento da linguagem, que merece muita atenção, paciência e cuidados!

Segundo o nosso otorrino parceiro, Dr. Luciano Moreira, os primeiros 3 anos de vida de uma criança compreendem o período mais rico, mais produtivo e mais importante para o desenvolvimento da linguagem e da fala das crianças.

Ele orienta que durante essa fase, a criança precisa ser muito estimulada com falas, musicas, histórias e interações verbais e não verbais de todos os tipos. Segundo o doutor, isso é fundamental para que seu cérebro absorva essas experiências e possa se transformar para adquirir as habilidades necessárias para linguagem!

Leia o restante do texto clicando aqui!

Caso tenha dúvidas sobre as leituras acima, referente aos alimentos na amamentação ou o desenvolvimento de linguagem do seu filho, você pode ficar à vontade para nos chamar pelas nossas redes sociais (facebook / instagram)! Faremos a intermediação com o (a) profissional com todo prazer!

 

Muitas vantagens para você!  

Além dos textos publicados em nosso blog, mensalmente o Baby Concierge oferece conteúdos exclusivos (em forma de vídeo) produzidos pelos melhores especialistas do mundo materno-infantil. Nossos parceiros vão de obstetras e pediatras a personal chefs e cirurgiões plásticos, dentre diversas outras especialidades para entender as reais necessidades da sua família! E o melhor: os nossos assinantes ganham benefícios exclusivos com TODOS os profissionais presentes aqui.

Além disso, toda semana temos a entrada de novas marcas em nossa plataforma!  Com descontos de até 50% e a variedade aqui também é grande! Recentemente, tivemos a honra e o prazer de receber: Nestlé, Pantys, FOM, Vip Clinique e I Wanna Sleep!

Confira essas e todas as outras mais de 130 marcas presentes em nosso Clube de Assinaturas para garantir o enxoval e todas as outras necessidades do seu período pré, durante e pós gestação!

Você conhece alguma plataforma que oferece marcas para todos os gostos? Que tal produtos novos da Dermage para a mamãe e papai, fraldas Huggies para o bebê e sapatinhos Bibi para as crianças?!

Melhor impossível, não é mesmo? E tudo isso por apenas R$19,9/mês no nosso plano anual! Ou seja, uma baita economia inteligente por um custo-benefício maravilhoso!

 

mama empedrada

 

Por fim, vale sempre reforçar que o nosso objetivo é cuidar, proteger e auxiliar você e toda sua família! O Baby Concierge quer proporcionar todo suporte para que esse momento tão especial seja vivido de maneira tranquila, consciente, segura e econômica.

 

Você também pode ver o conteúdo do texto de Duda Guaraná em forma de vídeo abaixo: 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados