A primeira infância é um período muito importante para a criação dos filhos, uma vez que a forma de tratamento, as influências e os aprendizados desta etapa irão influenciar no desenvolvimento das crianças como seres humanos.
Também é nessa fase que os pequenos podem demonstrar alguns comportamentos complicados de lidar como birra, teimosia, egoísmo, entre outros. Como pais, é importante saber a melhor maneira de educar para que a própria criança possa superar essas ações de forma saudável.
Como lidar com os desafios da primeira infância?
Assim como os filhos estão descobrindo pela primeira vez o que é viver em sociedade, como agir, entre outras coisas, os seus pais precisam entender esse processo e ter bastante responsabilidade para repassar os aprendizados de forma saudável.
Veja algumas dicas para lidar com as crianças na primeira infância:
Conheça as etapas de desenvolvimento infantil
A psicologia infantil investiga a forma como as crianças agem de acordo com a sua faixa etária. As etapas de desenvolvimento dos pequenos podem variar de acordo com cada especialista, mas é um fato que, ainda na primeira infância, o seu filho vai começar a formar uma personalidade, questionar e reagir aos acontecimentos ao redor dele.
É importante ter clareza de que isso é algo que vai acontecer. Pode ser com mais ou menos intensidade, mas não há uma fórmula mágica para evitar, ok?
Entenda que há sentimentos que a criança não conhece
A famosa birra das crianças ocorre, muitas vezes, porque ela não sabe lidar com sentimentos de frustração, raiva, ou ciúmes, por exemplo. O mesmo acontece com o choro e a manha.
Essas são as primeiras vezes que seu filho está sentindo isso e é exatamente por este motivo que ele está agindo dessa maneira. Portanto, você precisa entender que não é de propósito e não adianta simplesmente puni-lo por um processo natural.
Imponha limites enquanto ensina uma lição na primeira infância
Compreender as emoções não significa deixar que as crianças façam birra sem questionar. Esse é o momento de passar aprendizados importantes e que vão influenciar a sua família e o seu filho (a) até a sua vida adulta.
Ensine o que é certo e errado, converse e explique. Além disso, lembre-se que o cérebro da primeira infância age muito de acordo com repetição, então tente se mostrar como um modelo daquilo que diz.
Por exemplo: se seu filho mais velho tem ciúmes do mais novo e não gosta de dividir, enquanto pais vocês devem colocar em seu dia a dia situações que evidenciem que compartilhar é importante.
Quer saber mais sobre o comportamento da primeira infância? Então assine o Baby Concierge para ter acesso à série exclusiva sobre limites e birra da psicóloga Patricia Candeias.