Tipos e características de temperamento infantil

Conheça As Características E Tipos De Temperamento Infantil

Conheça as características de cada tipo de temperamento infantil para entender como lidar com o seu filho de forma mais assertiva!

Entender o temperamento infantil é muito importante, pois ajuda a conhecer e a compreender melhor as crianças e as suas reações. Esse aspecto é bastante relevante na psicologia clínica e do desenvolvimento, sendo a dupla de pesquisadores Thomas e Chess os maiores nomes da área. Continue lendo para saber o que eles dizem sobre o assunto!

O que é o temperamento infantil?

O temperamento infantil diz respeito ao perfil de sentimentos e comportamentos que aquela criança traz. Eles surgem a partir da própria biologia da criança ─ ou seja, da sua genética e dos seus processos fisiológicos ─ e aparecem logo no início do seu desenvolvimento.

Vale pontuar que traços temperamentais ainda não são comportamentos aprendidos, mas sim um comportamento que é manifestado por ter origem genética. 

Com o passar do tempo, esse temperamento pode ser desenvolvido, ou desestimulado, e acabar fazendo parte, ou não, da personalidade da criança. Dessa forma, a personalidade é o resultado da interação de seu temperamento com o meio.

Tipos de temperamento infantil

Segundo os estudiosos Thomas e Chess existem três tipos de temperamento infantil. São eles:

Crianças difíceis

Os pequenos com temperamento difícil costumam ser bastante irregulares quando o assunto é alimentação para criança ou sono, por exemplo, de modo que criar uma rotina pode ser um grande desafio. 

Essas crianças também são muito ativas e podem ter dificuldade para se adaptar a novas situações, se comportando mal diante de mudanças bruscas, como uma troca de escola. Além disso, elas podem ser irritáveis, às vezes até agressivas, respondendo de forma intensa aos estímulos do meio. 

Para lidar com esses pequenos, é importante que os pais tenham bastante paciência e firmeza na hora de impor limites.

Crianças fáceis

As crianças fáceis costumam se adaptar bem a rotina e terem horários bem definidos para dormir, comer e outras atividades do dia. Elas são curiosas e se interessam por situações novas, fazendo com que elas lidem melhor com mudanças. 

Elas geralmente são afetuosas, alegres, positivas e a sua reação emocional não é tão intensa, quando comparada às crianças difíceis.

Crianças de reação lenta

Por fim, as crianças de reação lenta costumam ser bastante tímidas e nervosas, procurando sempre se esquivar de situações sociais, o que pode torná-las, inclusive, menos ativas. Contudo, à medida que elas vão se acostumando com as mudanças, conseguem se adaptar melhor.

Por isso, os pais e mães precisam encorajar esses pequenos a explorarem novas brincadeiras, fazerem amizades com outras crianças, se dedicarem a atividades diferentes e por aí vai.

Para ter dicas personalizadas sobre esse assunto, faça parte da consultoria materno-infantil, da Baby Concierge, e tenha o suporte de especialistas para saber como lidar diante dos diferentes tipos de temperamento infantil! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados