gestação

Cuidados na Gestação — Como Aplicar e Garantir Saúde para Você e o Bebê

Está grávida? Então veja quais são os principais cuidados na gestação que deve ter para garantir a sua saúde e a da criança!

Os cuidados na gestação devem ser seguidos com muita atenção para evitar o desenvolvimento de qualquer complicação de saúde — tanto para a mãe quanto para o bebê. Afinal, essa etapa traz muitas mudanças no organismo além de, é claro, garantir a formação da criança.

Veja só quais são as boas práticas que você deve ter durante a gravidez!

Como se cuidar na gestação

Desde o momento em que há a suspeita de uma gestação, é importante adotar algumas medidas que vão ajudar no bom desenvolvimento do bebê, além de serem cruciais para a saúde da mulher. Confira quais são as principais ações!

Acompanhamento médico e pré-natal

Ir ao médico periodicamente, fazer exames e fazer o acompanhamento pré-natal são elementos básicos para a gravidez. 

Eles irão trazer uma visão ampla e profissional do desenvolvimento da criança, podendo identificar qualquer ponto de atenção que poderia colocar mãe e/ou filho em risco.

Alimentação

O que você come impacta diretamente na formação do bebê! Portanto, evite gorduras e ultraprocessados, adotando uma dieta mais natural, rica em nutrientes e diversificada. Evite o excesso de sal, pois ele pode aumentar o inchaço do corpo.

Além disso, uma boa alimentação também evita o surgimento de anemia.

Atividades físicas

Para ter bem-estar na gravidez, movimente-se pelo menos uma vez por semana. Busque atividades leves, como caminhadas, danças ou yoga.

Apoio psicológico

Ter acompanhamento psicológico na gravidez também é de extrema importância. Não negligencie a sua saúde mental e busque apoio de profissionais que possam te auxiliar nessa jornada. Afinal, a chegada de um filho tem impactos definitivos na vida de uma pessoa, e muitas vezes é preciso um certo cuidado e prepara para aprender a lidar com estas transformações da melhor maneira.

Cuidados com o corpo

Evite procedimentos estéticos e capilares que sejam invasivos — como é o caso de peeling e uso de produtos de cabelo com amônia. Essas substâncias podem prejudicar a formação do feto. Consulte seu médico sobre quais procedimentos já realiza e pode manter e quais são recomendados parar. 

Quanto ao corpo, capriche na hidratação, principalmente nas mamas e no abdômen, para evitar ressecamento, estrias e rachaduras na pele por conta do crescimento.

Evitar álcool e automedicação

Fumar e consumir álcool também são hábitos não recomendados. , E E se e sentir alguma dor incomum, fale com o seu médico antes de tomar alguma medicação.

Quer cuidar do corpo, do bebê e da mente durante a gestação? Então veja a importância de ter uma rede de apoio materno na gravidez!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados