Do diagnóstico até os cuidados principais: os exames mais importantes do pré-natal.

Fazer um acompanhamento médico completo durante a gestação é fundamental para que a gravidez, o parto e o pós-parto possam ser muito mais tranquilos e seguros – tanto para você quanto para o bebê.

Quem está prestes a se tornar mãe precisa redobrar a atenção com a saúde. Afinal, estamos falando de uma nova vida que está por vir, e tudo o que a gente mais deseja é que ela venha saudável, não é mesmo?

Selecionamos aqui alguns exames fundamentais que normalmente são indicados pelos profissionais que atuam diretamente com as mães nesse período, os obstetras.

Tipagem sanguínea e fator Rh

Este é um dos exames mais importantes. Aqui será identificado o grupo sanguíneo da mãe e o fator Rh, podendo ser positivo ou negativo. Com ele, é possível evitar a doença hemolítica do recém-nascido e a eritroblastose fetal.

Ultrassonografia morfológica

Aqui é analisada a anatomia do bebê, onde é possível observar as medidas do corpo e identificar malformações, além de permitir a avaliação do risco de doenças genéticas, como a Síndrome de Down.

Papanicolau

Também conhecido como citologia cervico-vaginal, o exame permite rastrear o câncer do colo uterino, sendo indicado até para as mulheres que não estão grávidas.

Exames para identificar infecções

Existem muitos vírus, bactérias e parasitas que podem ser passados de mãe para filho durante a gestação. Sífilis, HIV, rubéola, hepatite B e hepatite C são alguns dos exemplos que podemos citar, mas a lista é muito mais extensa.

Urocultura e exame de urina

Infecção urinária é um problema frequente em gestações. Apesar de comum, não deve ser tratado com desleixo, já que é possível desenvolver muitas complicações a partir disso. O exame possibilita a identificação da bactéria que está causando a infecção e permite ao médico indicar o melhor tratamento.

Você gostou desse conteúdo? Ele te ajudou ou pode ajudar alguma família? Compartilhe o link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − nove =

Precisa de ajuda?