fase do puerpério

Fase do Puerpério — Saiba os Principais Cuidados Nesse Período

O pós-parto merece atenção especial! Veja como se cuidar na fase do puerpério e garanta uma maternidade mais tranquila.

Engana-se quem pensa que a mãe deve receber atenção e cuidados especiais apenas até o nascimento do bebê. A fase do puerpério — ou seja, o pós-parto — também deve ser tratada com bastante cautela, pois o corpo da mulher ainda está muito  sensível.

Pensando nisso, vale a pena contar com o apoio de profissionais qualificados desde o pré-natal para garantir maior segurança na chegada da criança.

O Baby Concierge te ajuda na fase do puerpério

O Baby Concierge conta com a parceria de diversos profissionais da saúde voltados para 

os cuidados maternos e infantis. Em nossa rede de apoio, você encontrará:

  • Ginecologistas;
  • Obstetras;
  • Fisioterapeutas;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Dermatologistas;
  • Endocrinologistas;
  • Doulas, entre outros.

Com isso, as assinantes da consultoria para gestantes do Baby Concierge terão acesso a uma variada gama de especialistas que irão prestar apoio desde o início da gravidez para além do pós parto. 

Além disso, alguns dos profissionais parceiros atuam na área infantil, de modo que também é possível garantir o acompanhamento do bebê até o final da primeira infância.

Os principais cuidados na fase do puerpério

O puerpério é uma etapa que dura até o 45º dia após o nascimento do bebê. Então, de que maneira é preciso se cuidar no pós-parto? Veja alguns pontos de atenção abaixo:

Prestar atenção no sangramento vaginal

Considerando que o útero ainda está se recuperando, nos primeiros dias você irá notar um sangramento, conhecido como lóquio. Geralmente somem entre a primeira ou segunda semana. Se a quantidade não diminuir ou persistir, fale com sua obstetra.

Incontinência urinária

Por conta da gestação, independente do tipo de parto, o assoalho pélvico pode ficar fragilizado e a mulher perceber algum grau de incontinência urinária. Geralmente é transitória e tratada com fisioterapia pélvica.

Desconforto íntimo

Durante a amamentação, as mulheres secretam um hormônio chamado prolactina, que acaba por inibir os hormônios sexuais, o que pode levar a algum ressecamento e falta de libido. Assim, especialmente no pós parto imediato, mas durante a amamentação, a vida sexual fica diferente. 

Após a liberação de sua obstetra para o retorno às atividades física, laborais e sexual, respeite seu tempo e o momento pelo qual está passando. Cada uma terá sua trajetória no puerpério e o mais importante é uma boa rede de apoio e informação.

Quer chegar à fase do puerpério com uma rede de apoio profissional te acompanhando? Então assine o Baby Concierge agora mesmo!

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados