Ao receber a notícia de que terá um bebe, a primeira reação da mãe de primeira viagem pode ser sentir medo — mesmo que venha junto com a felicidade. É normal ficar assustada com o fato de gerar uma vida e com receio de não dar conta por ser uma experiência nunca vivida anteriormente.
Uma gravidez requer muito autocontrole, apoio e o mais importante: você deve estar preparada para aprender muito. Mas com certeza é uma das experiências mais fantásticas a ser vivida.
Veja agora alguns passos para vivenciar esse maravilhoso e desconhecido mundo.
Ser mãe de primeira viagem exige autocuidado
A partir do momento em que a mulher sabe que terá um bebê, é normal pensar que toda a atenção será voltada 100% para ele. Entretanto, para garantir a saúde e o bem-estar do seu filho, uma das coisas cruciais é cuidar de você primeiro. Embora pareça clichê, muitas mulheres esquecem disso, principalmente se estiverem no “desespero” por ser mãe de primeira viagem.
Cuide da sua saúde e da do bebê tendo um acompanhamento com o seu médico de confiança na gestação e no período pós-parto. Estabeleça uma rotina com práticas saudáveis, boas horas de sono, tempos de descanso e, se possível, priorize uma alimentação com bastante água, legumes, frutas, cereais integrais e verduras para garantir uma boa produção de leite materno.
Garantir o seu bem-estar físico e emocional é um passo muito importante para passar por este momento da maneira mais natural e prazerosa possível.
Tenha um planejamento dos passos que precisa dar
Ter um “passo a passo” bem definido poderá te tranquilizar, afinal, a gestação e a maternidade exigem tantos detalhes que você pode ficar perdida num primeiro momento.
Defina os exames e médicos que você deve frequentar durante a gravidez, como obstetras, pediatras, maternidades etc. Depois planeje as compras de tudo o que precisará, como o enxoval do bebê, remédios, itens de higiene, e vá se organizando aos poucos. Dessa forma, quando chegar a hora de cada etapa você estará com tudo pronto.
Após o nascimento, sua rotina com certeza irá mudar e seus horários devem estar mais voltados para a amamentação, rotina de sono do bebê, outros cuidados como banhos, troca de fraldas etc. Então o ideal é que você já esteja preparada para essas mudanças, sabendo que terá que abrir mão de algumas coisas do seu dia a dia comum.
Para isso, também é muito importante contar com uma rede de apoio que vai te dar as orientações necessárias para cada vivência. Poder contar com profissionais chancelados e de confiança para cada momento da vida materna é fundamental…
Aceite o apoio de quem está disponível para te ajudar
É fato que um período tão importante na vida da mulher como esse requer muita atenção, apoio e cuidado, seja da família, dos amigos ou do próprio companheiro(a).
Algumas mulheres conseguem se virar sem uma ajuda extra, mas uma gravidez e o pós-parto podem ser desgastantes e exigem muitos cuidados, tanto para os bebês como para as gestantes. Por isso, caso seja possível, conte com a ajuda de quem está disponível para você!
Pedir ajuda do seu médico e de especialistas sobre as fases do desenvolvimento das crianças também poderá te deixar mais preparada para curtir cada etapa que virá de forma tranquila e consciente.