mama empedrada

Mama empedrada: dicas práticas de ordenha de alívio

Para essa semana, vamos abordar um tema tão preocupante para as mamães: a mama empedrada.

As dúvidas são diversas, como por exemplo: qual é o momento certo para fazer a ordenha de alívio? Como ela deve ser realizada? Deve ser manual ou com a bomba extratora de leite? Entre outras…!

Para nos ajudar, a especialista e parceira enfermeira obstetra Ana Paula Gama, da Amamente Rio, preparou um conteúdo com dicas maravilhosas!

Caso prefira, assista tudo sobre o assunto mama empedrada e dicas de alívio em forma de vídeo ao final dessa página também 😉

Sobre Ana Paula Gama e o que ela nos explica sobre mama empedrada

Ana Paula é proprietária e fundadora da Amamente Rio, uma empresa que presta serviços de consultoria de Amamentação e Cuidados Materno-Infantil.

A empresa, que possui uma equipe formada por enfermeiras especialistas, oferece todo suporte à família para a chegada do seu novo integrante. Atualmente é referência no Rio de Janeiro e em São Paulo, com seus serviços e influência na vida materna.

Afinal, como prevenir a mama empedrada?

Segundo Ana Paula, a ordenha de alívio deve ser realizada toda vez que a mulher perceber que a mama está ficando ingurgitada, ou seja, mais dura e enrijecida. Além disso, ela deve ser feita principalmente no período da apojadura, onde a mama tende a ter essa característica com mais constância.

E a grande dúvida é: como vamos realizar essa ordenha de alívio para prevenir a mama empedrada? Ana explica que a mulher deve começar fazendo movimentos circulares, massageando a mama, antes de começar o processo da ordenha em si. Além disso, a enfermeira orienta que se massageie bem as mamas e após isso, posicione quatro dedos embaixo da aureola, apoiando a mama na base,  e um acima da aureola. Depois disso, fazer um movimento de juntar os dedos, sem deixar que eles “corram”.

Como estimular a saída do leite para aliviar a mama empedrada?

A intenção da ordenha de alivio não é estimular a produção de leite, ou para armazenamento, mas sim para deixar a mama mais “molinha” e a mamãe mais aliviada, com menos risco de obter a mama empedrada. Além disso, esse processo certamente irá facilitar na hora da “pega” do bebê e também prevenir o ingurgitamento, que pode muitas vezes levar até a uma mastite.

No vídeo que vocês podem visualizar abaixo, Ana demonstra bem claramente a prática de como massagear a mama em movimentos circulares, lembrando sempre de usar quatro dedos embaixo e um em cima fazendo o movimento de junção dos dedos em si.

Quando parar com o estímulo da saída do leite?

Ana orienta que a mulher faça esse processo quantas vezes no dia precisar e o tempo necessário. Ela reforça que não existe uma regra, a mãe deve sempre avaliar de acordo com seu organismo e com sua a mama.

A especialista também indica que a mulher reduza ou pare esse processo na medida em que o leite for saindo e que ela perceba que a mama está mais livre. Ou seja, no momento em que ela não esteja mais sentindo tanto desconforto e, consequentemente, estará mais fácil para o seu bebê “pegar” e fazer o movimento de sucção.

Forma manual ou através de bomba extratora

Além das dicas citadas acima, Ana também nos ensina a como realizar a ordenha de forma manual ou através de bomba extratora de leite. Aqui o que vale é a sua preferência para evitar a tão destemida mama empedrada! 🙂

Conforme já explicado acima, para forma manual, a mãe deve começar massageando a sua mama em movimentos circulares para estimular a soltura do leite. Lembrando que depois que massagear bem, ela deve colocar quatro dedos abaixo e um acima da aureola, fazendo com as mãos uma posição como se fosse uma letra “C”. A enfermeira também reforça que os dedos não devem “correr”, mas sim, juntar para aí sim vir a saída desse leite.

A mamãe também pode optar pela bomba extratora de leite, sendo ela elétrica ou manual. Durante esse processo, ela irá acoplar essa bomba na mama, não deixando nenhum espaço entre a mama e a bomba, para justamente não fazer vácuo entre a bomba e o seio.

Como armazenar esse leite?

Após a extração, Ana explica que a mamãe pode armazenar esse leite em pote de vidro com a tampa de plástico, prática recomendada pela organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, é de extrema importância sempre lembrar de identificar a data e horário dessa ordenha e colocar o pote na geladeira ou no congelador.

Mais dicas e conclusões do Baby Concierge

Ana e nós do Baby Concierge esperamos que vocês tenham gostado do conteúdo que também pode ser visualizado no vídeo, bem explicativo e didático, abaixo!

Caso ainda esteja com dúvidas sobre os temas mama empedrada, armazenamento de leite, ordenha manual ou bomba extratora, nossa especialista se coloca à disposição para ajudar!

Basta entrar em contato pelas redes sociais do Baby Concierge que faremos com todo prazer o intermédio para você (facebook / instagram)!

Para complementar esse tema tão rico e informativo sobre a questão da mama empedrada, também sugerimos a leitura e visualização do que postamos no blog na última semana: Baby Blues x Depressão Pós-Parto 

Vantagens de assinar o Baby Concierge

Já imaginou todo mês receber uma leva de conteúdos novos sobre o mundo materno-infantil? Do xixi na cama à birra durante a quarentena, do puerpério emocional aos tipos de berço disponíveis no mercado. Esses dentre tantos outros temas importantes fazem parte do nosso acervo que não para de crescer para informar cada dia mais nossos assinantes com tudo o que é pertinente a este universo.

Fora isso, imagine contar com descontos de até 50% em MAIS de 100 marcas parceiras? Dermage, Huggies e Carter’s são exemplos de grandes marcas que fazem parte do nosso time! E o melhor: os descontos são ilimitados. Você pode usar quantas vezes quiser, sem restrições.

Além disso, especialistas incríveis como a própria Ana Paula Gama também oferecem  descontos em atendimentos, consultorias e até mesmo em cursos!

Isso mesmo, além de tudo o que mencionamos acima, no Baby Concierge você tem acesso aos cursos de altíssima de credibilidade de diversos segmentos do mercado. Todos, ministrados por nossos parceiros e especialistas!

mama empedrada

Por apenas R$19,90 ao mês você garante tudo isso reunindo literalmente TUDO o que a mãe e sua família precisa em um só lugar!

Afinal, nossa maior intenção é proporcionar conforto, informação e soluções para você e sua família na vivência da maternidade.

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar com as expectativas, anseios, medos e sonhos que fazem parte desse processo!

Você também pode aproveitar o conteúdo do texto acima no vídeo abaixo:

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados