o que é parto natural

O Que é Parto Natural e Qual a Diferença do Parto Normal?

O parto natural é uma das maiores tendências entre as mães. Entenda o que é e por que é diferente do parto normal.

Você sabe o que é parto natural? Com a conscientização dos processos que envolvem o nascimento da criança, muitas mães têm preferido menos procedimentos invasivos e estar mais próximas às práticas tradicionais e ancestrais. 

Apesar da semelhança com o parto normal, o natural ainda conta com algumas técnicas mais específicas. Continue lendo para entender a diferença!

Afinal, o que é parto natural?

Se você é gestante e está tentando decidir qual o melhor procedimento para o nascimento do bebê, vale a pena saber o que é parto natural.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um método que traz a forma mais natural possível para parir uma criança. É um resgate das técnicas ancestrais, usadas durante milênios pela humanidade antes da invenção de aparelhos, cirurgias e outros utensílios que podem ser considerados invasivos para o corpo. Também é sobre aliviar as dores com métodos não farmacológicos.

O objetivo é entrar em contato com a maternidade, dar maior força e controle sobre o corpo e, ainda, evitar procedimentos considerados por muitas mulheres como prejudiciais. A prática se tornou ainda mais popular depois de denúncias relacionadas à violência obstétrica, que ocorre tanto  durante as cesarianas quanto em partos normais.

O parto natural ocorre com a ajuda de uma parteira treinada e em um ambiente confortável. Inclusive, pode contar com a participação de toda a família para apoiar a mulher durante o processo. Sua realização acontece em hospitais, casas especializadas ou mesmo na própria residência. O mais comum é contar com o apoio da água para facilitar o nascimento da criança.

Qual a diferença do parto normal?

Se você leu a definição de o que é parto natural e ainda não conseguiu entender a sua diferença em relação ao normal, tenha em mente que o primeiro acontece sem o auxílio de intervenções médicas. 

Já o parto normal, apesar de ocorrer com base nos esforços da mulher em parir a criança, conta com o suporte de uma equipe de obstetras, enfermeiros, medicamentos e tem a possibilidade de ter algum tipo de intervenção médica.

O natural sempre será feito com o controle e o tempo da mãe, contando com um apoio apenas para casos emergenciais.

Gostou de saber o que é parto natural e sua diferença do normal? Agora veja a importância de fazer um acompanhamento psicológico durante a gravidez!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados