xixi gravidez

Perder xixi na gravidez é normal ou não? Confira!

Quem foi que disse que perder xixi na gestação é normal? Nessa semana, falaremos sobre um tema que não pode ser esquecido e que deve ser levado muito a sério durante e depois da gestação.

Com o respaldo da fisioterapeuta pélvica Nathalia Moura, entenderemos melhor sobre algo que apesar de ser comum, não pode ser ignorado e/ou considerado como “normal”.

 O conteúdo também pode ser visualizado em forma de vídeo ao final dessa página 🙂

Quem explica sobre a perda do xixi é a Nathalia Moura! Saiba mais:

Nossa especialista parceira é fisioterapeuta pélvica, acupunturista e mestre em Ciências da Reabilitação.

Atua há 8 anos na área e após o nascimento de sua primeira filha, há 5 anos, se especializou especialmente em cuidados com a gestação, parto e pós-parto, contribuindo para que a mulher tenha uma experiência positiva desse período, minimizando os desconfortos inerentes e preparando seu corpo para o parto e pós-parto.

Além isso, a profissional também é professora da pós-graduação em fisioterapia pélvica na matéria Obstetrícia.

Xixi na gestação: por que acontece?

Nathalia nos explica que sim, é uma situação bastante comum… Mas por quê isso acontece? Segundo ela, esse processo ocorre devido a todas as mudanças fisiológicas no corpo da mulher, como o aumento da produção da própria urina, da filtração dos rins, além de uma diminuição dos tonos musculares causada pela ação hormonal da relaxina, que faz com que os músculos do períneo estejam mais suscetíveis a não funcionarem de maneira adequada.

Ela conta que todo peso exercido sobre ele durante a gestação é um fator que sobrecarrega demais esses músculos. Portanto, acaba sendo muito comum ouvirmos algumas mulheres grávidas dizendo que “perderam algumas gotinhas de xixi” ou que andam com absorvente porque tem medo que isso aconteça ou mesmo porque acontece todo dia…

Mas independente da quantidade de xixi que vaza ou se foi uma vez durante a gestação toda, a especialista alerta que isso não deve acontecer! Nem quando a bexiga está muito cheia, nem quando você espirra ou tosse, por exemplo…

Mais sobre o nosso assoalho pélvico e a influência no escape do xixi

Durante o período de gestação, existe um aumento da pressão sobre o períneo. Porém, nosso assoalho pélvico deve ter a função de sustentar essa região justamente para que você não perca xixi.

Portanto, se essa situação acontece com você ou se isso já aconteceu antes mesmo da gravidez, entende-se que a musculatura do seu assoalho pélvico precisa de uma avaliação e um acompanhamento para que você adquira consciência, controle, força e resistência sobre esses músculos.

Importância da fisioterapia pélvica 

A gravidez por si só é um fator que predispõe a ocorrência da perda do xixi no pós-parto e a partir daí durante a sua vida. Ou seja, independente da via de parto que você deseja, é muito que importante que você passe por uma avaliação através de uma consulta de fisioterapia pélvica.

A fisioterapia terá um olhar especial para essa região e irá te ajudar a aprender sobre o seu assoalho pélvico, entender aonde ele se localiza exatamente, qual a sua função, como você deve trabalhar essa musculatura e diversas outras orientações muito pertinentes para esse momento da sua vida.

Por isso, não considere perder xixi uma coisa normal.=! Apesar de ser muito comum durante a gravidez e com muitas gestantes relatando esse evento, o fato não pode ser banalizado e deve ser levado ao seu médico.

Ou seja, não pense que não precisa falar nada porque é uma coisa que acontece mesmo, porque não é, ok?!

Nossa dica é: encontre uma fisioterapeuta pélvica para você entrar em contato com essa região e cuidar dela preventivamente para daqui há uns anos não ter esse problema!

Mais dicas do Baby Concierge

Junto com os especialistas mais renomados do universo materno-infantil, queremos que vocês, mamães, papais e famílias, fiquem prontos para uma gravidez e pós-gravidez de sucesso! Aqui, nós oferecemos todo suporte, carinho e cuidado para que esse momento seja especial, otimizado, seguro e econômico!

Fora isso, vale sempre reforçar as vantagens imperdíveis que oferecemos por aqui 🙂 Assinando nosso Clube de Assinaturas, você passa a ter descontos e outros benefícios com profissionais como a Nathalia, dentre tantos outros que fazem parte da nossa plataforma! Sem contar nas mais de 130 marcas renomadas como Nestlé, Green People e Huggies que oferecem descontos de até 50% exclusivamente para nossos assinantes.

Ou seja, aqui vocês fazem economias inteligentes e sustentáveis!

Caso ainda tenham dúvidas sobre o tema abordado acima, ficaremos felizes em intermediar seu contato com a profissional! Basta nos enviar uma mensagem através das nossas mídias sociais (facebook / instagram).

Mais assuntos pertinentes

Gostou da leitura acima sobre o temido escape do xixi? Também indicamos a da semana passada, sobre “Cólicas em recém-nascido: conheça os motivos e saiba como evitar”, com embasamento do pediatra Paulo Telles.

Durante o texto, entendemos melhor sobre as tão temidas cólicas, que tiram o sono dos bebês, papais e mamães. Porém, com as dicas e orientações certas oferecidas pelo pediatra, você e sua família terão tudo para passar por esse período de forma mais tranquila!

Vamos entender mais claramente quais as diferenças entre os tipos de cólicas e além disso, entender que a não formação definitiva e completa do intestino do bebê e a alimentação da mãe, principalmente nos 03 primeiros meses do bebê, são pontos a serem chamados a atenção quando se trata desse assunto!

Também indicamos um outro texto muito relevante para o momento gestacional, “Por que ter o acompanhamento psicológico na gravidez?”. Com o respaldo da psicóloga perinatal Julia Bittencourt, entendemos sobre a importância de se ter um acompanhamento psicológico com orientações adequadas ao longo da gestação.

Definitivamente, um tema que não pode ser negligenciado ou muito menos esquecido!

ASSINE AGORA

Lembrando que assinando nosso plano anual, você paga apenas R$19,90 ao mês, o equivalente a R$238,80 ao ano! Além dos descontos e benefícios citados acima, você ainda tem acesso a novos conteúdos exclusivos produzidos pelos melhores profissionais do mercado que fazem parte do nosso Clube de Assinaturas!

 

 

E tem curso disponível também para as famílias que desejam se especializar ainda mais em um determinado assunto! De amamentação à diástase, você encontra os temas mais relevantes e curiosos para entender e estudar mais a fundo.

Afinal, nosso objetivo é oferecer todo amparo necessário para que esse momento tão especial que é a maternidade e chegada do recém-nascido representa!

 

O conteúdo também pode ser visualizado em forma de vídeo: 🙂

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados