acompanhamento psicológico

Porque ter o acompanhamento psicológico na gravidez?

Para essa semana falaremos sobre um tema que afeta mulheres do mundo inteiro que passam pela gravidez. Um tema que certamente não pode ser negligenciado ou muito menos esquecido.

Falaremos sobre a importância de se ter um acompanhamento psicológico com orientações adequadas ao longo da gestação e ninguém melhor do que a psicóloga perinatal Julia Bittencourt para nos ajudar a entender!

Sobre o acompanhamento psicológico

Para começar, Julia reforça a importância do acompanhamento psicológico ao longo desse período tão delicado. Segundo ela, muitos autores que estudam famílias entendem esse momento de gestação como a maior crise na vida de uma mulher. E porque crise? Isso significa que é ruim? Vamos entender ao longo do texto!

De acordo com a especialista, chamamos de “crise” pois se trata de uma transformação muito grande e que impacta em todos os setores da vida de uma mulher. Para começar, a sua identidade e a mudança nos papeis sociais, pois antes ela era filha numa família e “de uma hora para outra” passa a ser mãe.

Interferência no casamento

Além disso, existe toda a pressão da sociedade que espera e cria expectativas por algumas atitudes dessa nova mãe. Portanto, o comportamento dessa mulher na sociedade também tende a mudar, assim como o seu casamento.

E por que o casamento? Julia explica que primeiro esse casal são apenas os dois, um voltado para o outro. Ou seja, estão sempre um a olhar para o outro, fazendo programações a dois e tendo uma dedicação quase que completa ao parceiro (a).

Porém, com a chegada desse bebê, é necessário um rearranjo, um novo contrato. Isso porque esse casal agora precisará cuidar de um bebê que depende inteiramente deles. É claro que existe todo o encanto e prazer nessa fase da vida, mas também corresponde a uma fase de estresse e de grandes mudanças.

Vida social e trabalho

Fora isso, existe também a mudança na vida social dessa mulher, que antes era aquela amiga para todas as horas, estava em todos os eventos e passa a não ter essa disponibilidade toda. Muitas vezes, por exemplo, uma amiga vai pedir uma ajuda e ela estará ocupada com o filho (a) ou terá um evento que não vai poder comparecer porque não vai ter com quem deixar o bebê… Enfim, a vida social também muda e um bom acompanhamento psicológico poderá ajudar.

A especialista pontua que também existem as mudanças na vida profissional. Uma mulher super dedicada e focada 100% ao trabalho certamente sentirá alguns efeitos que essa nova responsabilidade irá impor a ela. Aquela ausência ou atraso muitas vezes será inevitável, quando, por exemplo, o filho (a) ficar doente e precisar ir ao médico.

A importância do acompanhamento psicológico

Diante de tudo que foi lido acima, fica claro o quão difícil é lidar com todas essas mudanças caso a mulher não esteja com a saúde mental e o autoconhecimento em dia. Portanto, o acompanhamento psicológico ao longo da gravidez ou ao menos uma orientação psicológica de todas essas mudanças, normalmente terá um impacto muito positivo.

O trabalho desse acompanhamento será fazer com que a mulher já vá se voltando para olhar para si e para todas essas transformações. Ou seja, ela já irá entendendo e se preparando para tudo o que está por vir para que quando esse momento tão “intenso” chegar, ela não se sinta tão perdida.

Efeitos psicológicos notáveis

Julia pontua que tudo isso é facilmente percebido em suas consultas no dia a dia. Segundo ela, estatisticamente falando, normalmente quem já fez um acompanhamento psicológico ao longo da gestação vai ter um impacto menor ou pelo menos vai se desestabilizar muito menos quando essas questões saírem do plano imaginário e passarem a ser uma realidade.

Já aquela mulher que chega depois, naquele período pós-parto/puerpério onde tudo já está tão intenso e ela não teve acesso a esse acompanhamento prévio, normalmente já estará muito mais mobilizada, sensibilizada e estressada.

Portanto, se essa mulher puder se olhar ao longo da gestação, o impacto será certamente reduzido em tudo que está por vir. Ou seja, ajudará no processo para uma gravidez mais saudável, um parto mais tranquilo, um casamento menos instável e no próprio vínculo com o bebê. A mulher se sentindo melhor certamente irá se doar mais e estará mais tranquila para se dedicar ao seu pequeno (a). No final das contas, ela certamente terá uma transformação um pouco mais organizada, menos estressante e menos desestabilizadora.

Conclusões da especialista sobre o acompanhamento psicológico

Julia também reforça que esse acompanhamento também ajudará muito a lidar com os famosos “pitacos” da sociedade, pois quando estamos com o nosso autoconhecimento em dia e sabemos que tipo de mãe que desejamos ser, nós iremos nos importar muito menos com o que as pessoas falam, o que pensam e, consequentemente, iremos nos desestabilizar muito menos também.

Diante de tudo o que foi explicado ao longo do texto, fica claro o quanto é importante para as mulheres terem essa possibilidade de fazer um acompanhamento ao longo da gestação, com consultas psicológicas adequadas. Os benefícios certamente são imprescindíveis.

Estamos aqui para ajudar sempre!

Nós do Baby Concierge, em parceria com a profissional materno-infantil Julia Bittencourt, desejamos uma boa gestação para todas! E lembrem-se de que caso ainda tenham dúvidas sobre o tema abordado acima, sobre acompanhamento psicológico durante e depois da gravidez, faremos a intermediação entre você e a profissional com todo prazer!

Para isso, basta nos enviar uma mensagem pelas nossas mídias sociais (facebook / instagram).

Reforçamos também que os nossos assinantes terão acesso a esse e outros conteúdos adicionados semanalmente e mensalmente em nosso blog e página de conteúdos exclusivos da plataforma, além dos benefícios imensuráveis nas mais de 120 marcas parceiras e 50 profissionais especialistas do mundo materno-infantil!

Ah! Saibam que esses benefícios nas marcas e especialistas chegam a até 50% de desconto? Ou seja, investindo apenas R$19,90/mês (plano anual), você economiza de forma inteligente e muito prática!

mama empedrada
Sugestão de leitura

Aproveitando que estamos falando de parceiros, também sugerimos a leitura do texto “Dicas da Talu Concept sobre a importância de categorizar o enxoval”, perfeito para a família que busca mais organização, otimização e economia nas compras do enxoval!

A equipe de consultoria em enxovais preparou uma lista incrível de categorias essenciais para o enxoval contendo os principais itens que devem fazer parte de cada uma! Ou seja, não tem como não fazer bonito, não é mesmo?

Sabemos que uma gravidez bem planejada e amparada faz toda diferença na vida de uma mãe e sua família. Portanto, nosso objetivo será de sempre oferecer um suporte que atenda a todas as necessidades, dúvidas, expectativas, sonhos e anseios de vocês.

Conte conosco e venha fazer parte hoje mesmo do time Baby Concierge!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados