cuidados com bebês no inverno

Quais São os Cuidados Com Bebês no Inverno?

Sabia que é importante adicionar na rotina alguns cuidados com bebês no inverno? Confira dicas para evitar doenças.

A queda de temperatura traz consigo a necessidade de proteger o corpo contra doenças virais e dos impactos causados pela mudança climática. Com as crianças, isso não é diferente. Os cuidados com bebês no inverno devem ser intensificados para evitar que o desenvolvimento de seus sistemas imunológico e respiratório sejam prejudicados.

Confira algumas dicas de proteção que são importantes para os seus filhos!

Conheça 3 cuidados com bebês no inverno

O Ministério da Saúde classifica os meses de abril a outubro como os mais propensos à contração de doenças respiratórias, já que o frio auxilia na propagação de vírus. 

Por isso, é importante intensificar muitos dos cuidados com bebês no inverno. Aliás, algumas das práticas que citaremos são essenciais na atualidade, por conta da covid-19.

Veja só o que deve ser feito para garantir a saúde das crianças:

1. Higienizar as mãos antes de tocar nos bebês

É preciso garantir que as pessoas que entrem em contato com as crianças, principalmente as com menos de seis meses de idade, estejam devidamente higienizadas. Se possível, inclusive, que usem máscara em sua presença, mesmo dentro de casa.

Lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e, preferencialmente, trocar de roupa caso venha da rua ou tenha entrado em contato com aglomerações também são medidas necessárias.

Essas recomendações servem também para os pais ou quem mora junto com os pequenos.

2. Vista a criança em camadas

Coloque peças de roupa, uma por cima da outra, para garantir mais proteção contra a friagem, e tire ou acrescente alguma delas caso perceba alterações no clima. 

O ideal é que a temperatura corporal varie entre 36 e 37ºC, devendo sempre prestar atenção se o seu filho está transpirando ou muito agitado — pois isso pode ser um sinal de que o excesso de roupa está o incomodando.

Não se esqueça de colocar luvas e meias para que as extremidades não fiquem desprotegidas.

3. Dê banhos agradáveis

Um dos cuidados com bebês no inverno mais importantes é em relação ao banho. 

Além de ficarem expostos à friagem nesse momento, a água na temperatura de morna para a fria pode aumentar ainda mais a sensação de desconforto na criança. Então, busque sempre mantê-la entre 34 e 37ºC e não mais do que isso, para não ressecar ou queimar a pele.

Outra ideia interessante é aproveitar o período da tarde, que costuma ser mais quente e, às vezes, ter a presença do sol, para banhar a criança.

Gostou das dicas de cuidados com bebês no inverno? Além delas, tenha em mente que o aleitamento materno também é um processo importante para fortalecer o sistema imunológico da criança. Se você tem alguma dificuldade, leia mais sobre os desafios durante a amamentação e como superá-los!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados