dor do parto

Saiba como aliviar a dor do parto com métodos não farmacológicos

Diariamente ouvimos relatos de muitas mulheres que dizem que a dor é um dos seus principais medos em relação ao parto. Diversas vezes, o parto é associado ao sofrimento e complicações, o que acaba trazendo grandes receios para futura mamãe.

Sentimentos de insegurança e angústia são extremamente comuns e à medida que o nascimento se aproxima, as sensações tendem a aumentar.  Além disso, “mitos” sobre a dor acabam por muitas vezes piorando esses sentimentos.

Mas será que a dor realmente é assim tão insuportável? Será a anestesia a única saída para um parto indolor e os remédios os únicos métodos para controlar os incômodos durante e gravidez? Tantas dúvidas e mitos rodeando a questão da dor do parto acabam dificultando o processo de lidar e entender tantas informações.

Porém, um dos pontos mais importantes que gostaríamos de reforçar é que o processo do nascimento em si, depende muito da assistência que cada mulher recebe.

Portanto, a informação correta e o bom suporte físico e emocional, por exemplo, fazem toda diferença. Além disso, ambientes favoráveis com boas condições para que ocorra o conforto são fundamentais.

Nesse texto, destacamos os métodos não farmacológicos, que buscam aliviar a dor fisiológica da mulher, sem uso de anestesias ou outros remédios.

Por fim, gostaríamos de destacar que no final das contas, o grande segredo está no apoio que a mulher vai receber. Isso sim poderá fazer toda diferença durante o processo da gravidez e do parto em si.

Tema da semana: métodos não farmacológicos para aliviar a dor do parto

Para essa semana escolhemos falar sobre as técnicas de alívio da dor do parto. Porém, as técnicas em questão são as não farmacológicas, explicadas pela doula Priscila Mautoni.

Você também pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo clicando na telinha ao final desse texto 😉

Sobre a doula Priscila Mautoni

A especialista e doula Priscila Mautoni faz parte do time Baby Concierge e, com mais de 10 anos de experiência, tem ajudado mulheres a passar de forma humanizada pelo momento mais incrível de suas vidas: dar à luz.

Conhecida pelos seus métodos não farmacológicos de alívio da dor e uma metodologia própria de concentração e respiração com auxílio da aromaterapia, a profissional tem levado suas doulindas a experiências únicas e felizes sobre a ótica do nascer, transformando a visão da mulher sobre sua feminilidade e reafirmando seu poder de gerar e trazer novas vidas ao mundo.

Veja mais informações a respeito da Priscila em sua página oficial no nosso site.

Técnicas para alívio da dor não farmacológicas 

E quais são essas técnicas não farmacológicas para alívio da dor que a doula pode recomendar às gestantes?

De acordo com Priscila, é função e grande responsabilidade da doula ensinar para futura mamãe todo processo e prepará-la para o dia do parto. Com esse apoio, ela já vai conhecer todas as fases do processo fisiológico e aprender técnicas que poderão auxiliar no trabalho de parto em si.

A doula é fundamental para indicar o que a mulher deve fazer em cada processo do trabalho de parto e a Priscila já nos passou algumas dicas valiosas abaixo! 🙂

Benefícios do chuveiro para aliviar as contrações

Para começar, Priscila compartilha conosco algumas técnicas que podemos praticar em casa para o alívio da dor! A primeira delas é o banho de chuveiro. Isso mesmo! Saibam que a água morna ou quente tem muitos benefícios, pois ajuda a relaxar todos os sintomas da dor. Quando a contração vem, por exemplo, é preciso que essa mulher relaxe e aceite a contração e o banho é uma ótima indicação para ajudar neste momento!

Além disso, a contração nesse processo mental é sua amiga, pois é ela quem está trazendo seu bebê ao mundo. Para confortar a mamãe nesses momentos, nada melhor do que esse banho de chuveiro, que deve estar sempre morno para quente, nunca frio.

Além de aliviar essa tensão da dor, a mamãe relaxada consegue uma progressão bem melhor do parto­­­­­­­­­­­! 😉

Massagens para alívio da dor do parto

Uma outra técnica bem legal e eficaz para o alívio da dor do parto são as massagens. Entretanto, precisam ser as massagens direcionadas. Ou seja, a doula vai tocar em pontos específicos da barriga e de todo corpo da gestante para promover um alívio dessa dor de forma mais eficiente.

Além disso, durante todo processo de parto, sempre são indicadas posições que a mamãe pode ficar que favoreçam o relaxamento da pélvis e também a descida do bebe.

Uso do rebozo para alívio da dor do parto

Outra técnica bem importante para o alívio da dor é o uso do rebozo. Trata-se de uma manta chilena, muito utilizada pelas parteiras, para auxiliar no processo de trabalho de parto.

O uso do rebozo tem inúmeras vantagens, visto que ele consegue promover além do relaxamento e alívio da dor, um reposicionamento desse bebê. Se o bebê está alto, por exemplo, com o rebozo conseguimos abaixa-lo no plano de parto dessa mamãe, além de conseguir encaixar esse bebê em trabalho de parto com posições e forças específicas.

Além disso, com o rebozo também conseguimos ajudar a mamãe no período do expulsivo. Ou seja, aquele momento em que ela está fazendo a força final para o bebê nascer.

Aromaterapia para alívio da dor do parto

Uma outra técnica muito interessante indicada e utilizada pela doula é a aromaterapia, pois os óleos essenciais nas suas qualificações e classificações, tem algumas propriedades que vão trazer muitos benefícios para mamãe!

Um dos maiores benefícios é a capacidade de ajudar a ritmar as contrações, ou seja, fazer com que as contrações tenham um desenho, um formato e uma duração melhor para o nascimento do bebê. 

Comprovação científica nas técnicas não farmacológicas

Todas as técnicas não farmacológicas para o alívio da dor têm comprovação cientifica. E o mais importante: os métodos e tudo que será oferecido e proposto pela doula têm como principal objetivo ajudar a mamãe a passar pelo processo de parto da forma mais natural possível, sempre com foco no alívio da dor.

Em outras palavras, só há benefícios! Lembrando que a mamãe também pode recusar algumas técnicas, mas o importante é que ela sempre esteja se movimentando. Isso porque o trabalho de parto significa movimento tanto da mamãe, quanto do bebê, ok?

Parceiros e conteúdos Baby Concierge

Priscila Mautoni é uma das nossas parceiras renomadas reconhecidas pelas suas técnicas de alívio da dor do parto e de grande credibilidade que temos a honra de ter em nosso clube de vantagens!

Seu trabalho e missão é oferecer técnicas incríveis como as citadas acima para auxiliar a mãe em todo processo de trabalho de parto e para aliviar a dor!

Gostou do que leu? Veja mais textos e vídeos incríveis e exclusivos para assinantes na área de conteúdos.

Ainda não é assinante? Tenha um gostinho do que o Baby Concierge oferece na área do blog. Indicamos para os interessados na área de enxoval, o texto publicado na semana passada, sobre a mais nova parceira do nosso clube, a Talu Concept.

Assine o Baby Concierge

Além dos conteúdos maravilhosos, assinando o Baby Concierge você ainda conta com descontos especiais nas marcas nacionais e internacionais mais renomadas do mundo materno-infantil!

Na marca Huggies, por exemplo, os assinantes ganham 15% de desconto nas compras dos produtos com uma das maiores chancelas do mundo!

Na Plié, conhecida pelo seu “respeito às curvas”, as mamães também ganham 15% de desconto para garantir todo conforto e sensualidade que merecem!

Quer mais? Na Granado temos para você um cupom com 25% de desconto!

E, é claro, os descontos também valem para as consultas e atendimentos presenciais e online dos parceiros e especialistas dos mais variados segmentos, presentes no nosso clube de vantagens!

Conheça técnicas para aliviar a dor do parto

Esperamos que tenha gostado da leitura da semana e que conte SEMPRE conosco para passar por um dos momentos mais especiais na vida de uma família: a maternidade!

Veja também esse conteúdo da doula Priscila Mautoni sobre técnicas de alívio da dor do parto em forma de vídeo clicando na telinha abaixo:

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Artigos Relacionados