prótese

Silicone atrapalha na amamentação?

Muitas mulheres que sonham em ser mãe e têm o desejo de ter silicone ou que estão gestando e têm próteses mamárias se questionam sobre a capacidade do silicone atrapalhar a amamentação. Por isso, essa semana resolvemos falar sobre Prótese de Mama na Amamentação, com o embasamento e respaldo da cirurgiã plástica Bruna Salvarezza.

silicone

A Dra. Bruna faz parte do nosso time de especialistas do Baby Concierge e vai nos ajudar a entender melhor sobre os procedimentos que envolvem silicone. Nossos assinantes e leitores já sabem,  a curadoria  do Baby Concierge escolhe cuidadosamente cada profissional parceiro para que vocês tenham tenham conteúdos verdadeiramente informativos, relevantes e com a maior credibilidade possível.

Graduada em Medicina pela UFRJ e com diversas especializações, principalmente na área das mamas como mamoplastia, mastopexia e reconstrução mamária, a cirurgiã que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, afirma que existem muitas dúvidas com relação à prótese de mama e amamentação. As mais frequentes são o receio de colocar silicone e isso atrapalhar a amamentação no futuro ou as mamães de primeira viagem que já têm prótese e ficam preocupadas quando acontece algum “problema” nas mamas.

Deseja operar as mamas? Pensando em por silicone?

Se você está pensando em realizar algum procedimento que envolva silicone, também conhecido como prótese mamária, ou já possui e está com dúvidas no processo de amamentação, esse artigo é para você! Leia e confira o que nossa parceira explicou sobre os questionamentos mais comuns que envolvem esse tema.

Há sempre muitos questionamentos das mulheres que desejam a inserção do silicone e tem medo de comprometer a amamentação e das mamães que estão vivendo esse primeiro momento e têm prótese. Muitas vezes, esse segundo grupo pode estar passando por algum problema na amamentação e não sabem se tem a ver com a prótese ou não.

O que a cirurgiã plástica explica sobre o procedimento que envolve silicone:

Segundo Bruna, a inclusão de silicone é feita num plano chamado de subglandular, ou seja, embaixo da glândula mamária ou submascular (embaixo do músculo peitoral.) Ambos os planos de maneira geral não comprometem o sistema de lactação, ou seja, não afetam a glândula mamária, que envolve todos os dutos até o mamilo.

Ou seja, teoricamente, não existe nenhum trauma ou comprometimento de todo esse processo. Portanto, a cirurgia de inclusão da prótese mamária (quando a paciente quer fazer o que chamamos de prótese de aumento) não tem nenhum tipo de prejuízo na amamentação.  Fiquem tranquilas mãezinhas, o silicone na amamentação não necessariamente é um pesadelo!

Estatísticas e outras informações:

Bruna ainda compartilhou conosco alguns dados relevantes, como o de que apenas cerca de 3% das mulheres não conseguem amamentar. Além disso, não existe uma mudança estatística em mulheres que realizam esse tipo de cirurgia e mulheres que não fizeram cirurgia nenhuma, ou seja, que nunca colocaram prótese mamária.

Entretanto, existe SIM uma diferença para as mulheres que fizeram o que chamamos de mastopexia ou  mampolastia.

Para as que não estão familiarizadas, calma que iremos explicar:

– Mastopexia: procedimento para levantar a mama e retirar a pele.

– Mamoplastia: cirurgia realizada quando a paciente deseja reduzir a mama por estar muito grande ou o formato estar inadequado para a paciente.

silicone

Nessas duas cirurgias, além da inclusão do silicone, é realizado um reposicionamento do bico, o que muitas vezes reduz o parênquima mamário, ou seja, remove parte do sistema de lactação. Nesse caso, o sistema é prejudicado. Ou seja, pode afetar sim no processo de amamentação.

Isso é certo? Acontece com certeza?

Não. Existem mulheres e mulheres… Os processos de cicatrização são muito individuais.

Além disso, observamos que quanto mais tempo passado da cirurgia, mais o organismo tende a se recuperar e consegue contribuir com o processo de lactação.

A amamentação não só depende do sistema de lactação integro, mas também de uma série de outros fatores como o engajamento da mulher e a “pega” correta.

Portanto, sempre que uma paciente for submetida a uma cirurgia (com ou sem silicone) e está tendo um problema de amamentação é muito importante que ela avalie uma série de questões, porque muitas vezes só o ajuste de um detalhe ou outro faz com que ela (apesar da cirurgia) consiga amamentar.

Mais dúvidas sobre silicone?

Ficou com mais dúvidas sobre silicone ou outros procedimentos que envolvam o sistema mamário? Bruna se coloca à disposição para ajudar e responder qualquer questão a respeito do tema no direct do Instagram do Baby Concierge (@bayconciergebrasil). 

Sabemos que a gravidez e a primeira infância são períodos que geram muitas dúvidas e questionamentos aos pais e estamos aqui para auxiliar vocês da forma mais completa possível e com toda credibilidade dos melhores profissionais do mercado. Semanalmente, você encontra aqui em nosso blog conteúdos sobre temas diversos do mundo materno-infantil.

Você, assinante Baby Concierge, pode e deve aproveitar todos os conteúdos já disponíveis em na área de assinantes!

Mais vantagens Baby Concierge:

Procurando algo mais completo? Uma ajuda ainda mais eficiente e também desenvolvida pelos mais conceituados formadores de opinião e profissionais do mundo materno-infantil? Pois então acesse agora mesmo a nossa página de cursos e tenha a oportunidade de entender melhor sobre assuntos que são do interesse da sua família.

Por meio de especialistas que variam de amamentação a neurociências, da psicologia a otorrinolaringologia, você encontra cursos e programas que prometem te oferecer um auxílio fantástico!

Acesse a página de cursos para conferir todas as opções agora mesmo!

Ainda não é assinante Baby Concierge? Não espere nem mais um dia para aproveitar todos os benefícios do nosso clube! O Baby Concierge está com uma promoção imperdível, em que você passa assinar por apenas R$19,90/mês o plano anual! Ou seja, apenas R$238,80/ano.

Atualmente, contamos com cerca de 100 marcas parceiras em nosso clube de vantagens, além de cerca de 40 especialistas chancelados de diversos segmentos desse mercado. Sendo assinante Baby Concierge, você tem descontos de até 50% nas marcas, serviços e consultas de profissionais renomados.

Além do acesso aos conteúdos maravilhosos como o da cirurgiã plástica Bruna Salvarezza, você terá a oportunidade de marcar uma consulta com um custo benefício MUITO especial!

Se interessou? Quer saber melhor sobre quem faz parte do nosso time? Pois então conheça agora mesmo todos os nossos parceiros, que incluem marcas e colaboradores renomados do mundo materno-infantil. Lembrando que na nossa plataforma, você pode filtrar por nome, categorias e idades. Dessa forma, sua pesquisa fica ainda mais prática e intuitiva:

Nós do Baby Concierge desejamos a todos os parceiros, amigos e assinantes uma excelente semana! Além disso, esperamos que esse conteúdo possa ter sido verdadeiramente útil para sua gestação e/ou pós gestação.

Ah! Você também pode conferir o conteúdo da profissional Bruna Salvarezza via vídeo também. Veja abaixo:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email